Primeiro foi o Ibope. Agora o Datafolha:Eunício 15 é, disparado, o preferido da população para governar o Ceará a partir de janeiro de 2015, confirma pesquisa Datafolha publicada hoje (14/08), no jornal O Povo.
O candidato da coligação "Ceará de Todos" é o escolhido por 47% dos entrevistados para conduzir o Ceará a um novo momento administrativo e político.
Eliane Novais (PSB) conquista 7% das intenções dos eleitores e Ailton Lopes (PSOL) 4%. A pesquisa revela que 13% dos eleitores estão indecisos e que 10% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
Rejeição
Eunício é o nome com a menor rejeição entre os concorrentes ao Palácio da Abolição.
A rejeição ao nome Camilo Santana chega a 30%, 11 pontos acima das intenções de voto, inscrevendo aquele candidato entre os raros casos de políticos que têm mais rejeição do que intenções de voto.
Além de Camilo, os demais candidatos também apresentam altos índices de rejeição, Eliane Novais tem 28% e Ailton Lopes 26%. O candidato do PMDB aparece com apenas 16%.
Espontânea
O Datafolha ainda perguntou ao eleitorado em quem ele pretende votar, mas sem apresentar as opções de nomes. Eunício 15 também lidera, com mais do que o dobro do segundo colocado. Ele foi citado por 17% dos entrevistados, seguido por Camilo com 7% e Eliane Novais com 1% na espontânea. Ailton não pontuou.
Avaliação do Governo Cid Gomes
Outro dado importante revelado pelo Datafolha é a queda da avaliação do Governo do Estado. Cid Gomes caiu de 65% para apenas 46% na aprovação dos cearenses, enquanto 35% avaliam sua gestão como regular e 15% a consideram ruim ou péssima.
De acordo com a população, as áreas onde a administração Cid Gomes continua com pior desempenho são Saúde, apontada por 32% dos entrevistados, e segurança pública, que aparece por 30% das citações.
A pesquisa ouviu 1.108 eleitores em 41 municípios do Ceará entre a última segunda-feira, 11, e ontem. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.