Com padrinhos políticos, propaganda eleitoral recomeça em Fortaleza
Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió
Do UOL, em Maceió
Com direito a aparição dos padrinhos políticos, a propaganda eleitoral em Fortaleza recomeçou neste sábado (13) focado em agradecimentos, poucos ataques e promessas dos dois candidatos.
Assim como no primeiro turno, a participação do governador Cid Gomes (PSB) e da prefeita Luizianne Lins (PT) marcaram o programa de rádio e TV. A novidade do programa foi anúncio do apoio de PDT e PPS ao candidato Roberto Claudio (PSB).
Os dois candidatos retomaram o programa eleitoral, para este segundo turno, apresentado dos seus históricos pessoais. Elmano de Freitas (PT) lembrou ser filho de agricultor, com cinco irmãos, e veiculou depoimentos do pai e da mãe. Roberto Claudio, por sua vez, disse ser casado, pai de duas meninas, médico e filho de professores.
Prefeita no ar
Com direito a dois rap, o programa do candidato Elmano trouxe a fala de sua principal madrinha política, a prefeita Luizianne Lins.
“Governamos para os que mais precisam. Essa foi nossa grande marca. Nos últimos oito anos fizemos de Fortaleza referência no Nordeste em investimentos públicos, geração de empregos e turismo. A educação ficou entre as três melhores do Nordeste, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e fizemos nossa merenda virar exemplo”, afirmou a prefeita.
Em outro momento do programa, imagens do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff foram usadas. No primeiro turno, nenhum dos dois foi a Fortaleza, mas a direção nacional do PT confirmou a presença de Lula no segundo turno.
Em depoimento gravado em São Paulo, Lula também pediu votos para Elmano. “Não queremos que Fortaleza volte ao passado, à época do desprezo ao povo pobre, de dificuldade de construir parceria do governo. Tenho certeza que a presidente Dilma vai ser parceira de Elmano”, disse.
Sem ataques ao concorrente, o guia eleitoral de Elmano também aproveitou boa parte dos 10 minutos para apresentar ações do PT. “Fizemos uma campanha com propostas, sem ataques”, ressaltou, apresentando, em imagens, obras do governo de Luizianne.
Apoio PDT-PPS
O socialista Roberto Claudio também usou, em seu guia eleitoral, depoimento do principal padrinho político, o governador Cid Gomes, que focou em propostas na área de saúde. “Fortaleza terá 12 UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]. Com as quatro que já inaugurei e as três que estamos inaugurando, todas as famílias de Fortaleza terão atendimento bem mais perto de casa, 24 horas. Com todas funcionando, a saúde vai melhorar”, destacou.
Durante o programa, os presidentes estaduais de PDT e PPS anunciaram o apoio dos partidos, derrotados com a coligação Heitor Férrer (PDT), ao socialista. “Levamos Heitor a ter mais de 200 mil votos no primeiro turno. Por isso reunimos nossa instancias partidárias, e entendemos que a candidatura de Roberto Claudio representa o que melhor para Fortaleza. Agora o 12 é 40”, destacou o presidente local pedetista André Figueiredo. Heitor Férrer, porém, não declarou apoio ao socialista.
Assim como fez em entrevista ao UOL na última quinta-feira (11), Roberto Claudio voltou a apelar para o tom plebiscitário da disputa no segundo turno.
“A eleição agora se divide em dois lados: o da mudança e o da continuidade. O lado de lá teve oito anos para resolver os problemas, e não fez. Quem quer mudança, está do nosso lado”, ressaltou o socialista, que ainda apresentou artistas cearenses pedindo votos.