A presidente Dilma Rousseff lançou ontem, em Brasília, o plano Brasil Carinhoso. As ações sociais do projeto representarão investimento de R$ 10 bilhões até 2014, conforme anunciou a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. De acordo com ela, as medidas voltadas a crianças de zero a seis anos beneficiarão, inicialmente, 2,7 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza e dois milhões de famílias.
O Governo anunciou que o Bolsa Família será ampliado para garantir a todos os casais que tenham, pelo menos, uma criança de zero a seis, renda mensal de no mínimo R$ 70,00 por pessoa. Os recursos começam a ser pagos em junho no cartão do Bolsa Família.
O Governo anunciou ainda a assinatura de termo de compromisso entre o Ministério da Educação (MEC) e prefeitos de todo o País para a construção de 1.512 creches e pré-escolas. A expansão da rede de educação infantil foi uma promessa de Dilma durante a campanha eleitoral.
Desde o lançamento, em 2007, até 2010, o Proinfância, programa voltado para a construção de novas unidades, firmou convênios com municípios para a construção de 2.528 creches e pré-escolas. Em 2011, passou a integrar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Assim, poderá financiar 6.427 escolas de educação infantil distribuídas em municípios das cinco regiões, até 2014.
Segundo dados do MEC, 411 unidades foram concluídas, das quais 338 estão em funcionamento, o que corresponde a 5,2% da meta total do programa. O programa Brasil Carinhoso também prevê medidas relacionadas à saúde das crianças.
O Governo anunciou a distribuição gratuita de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação, além da distribuição de suplemento de ferro em Unidades Básicas de Saúde, na tentativa de combater a anemia. Também haverá distribuição gratuita de remédios para o tratamento da asma. Os medicamentos serão distribuídos na rede Aqui tem Farmácia Popular. (das agências de notícias)
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Ao lançar o pacote de medidas a presidente disse que o governo está aprimorando as políticas de transferência de renda e proteção social para atingir um das faixas da população mais vulneráveis à extrema
pobreza.
Creches para o Ceará
Acopiara 1,Aquiraz 1,Boa Viagem 2,Camocim 2,Cascavel 1,Fortaleza 10,Iguatu 1,Ipueiras 1,Itapagé 1
Itapipoca 1,Juazeiro do Norte 3,Maracanaú 2,Massapê 1,Quixadá 1,Russas 1,Santana do Acaraú 1
Sobral 3,Viçosa do Ceará 2
Total: 35 Fonte: iguatu.org