campo

domingo, 22 de abril de 2012

Situação de emergência


Quatro municípios decretam situação de emergência

Quatro municípios do Ceará decretaram situação de emergência por causa dos efeitos da estiagem. Os prefeitos de Choró, Madalena e Quixeramobim, no Sertão Central, e Tauá, no Sertão dos Inhamuns, assinaram decretos de situação de emergência em abril.

 Em Tauá, segundo maior município em extensão territorial do Estado, a situação é “gravíssima”, segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Francisco Barroso. Ele conta que não há mais pasto para os animais e que os agricultores estão se desfazendo dos rebanhos “a preços aviltantes”. “A situação, no máximo em maio, se torna insustentável”, projeta.

Barroso contabiliza perdas acima de 80% da área plantada. “Até mesmo os carros-pipa estão parados”, aponta o coordenador. Segundo ele, os produtores estão preocupados com as dívidas nos bancos.

Em Madalena, o prefeito Wilson Pinho diz que, à exceção da sede, praticamente toda a área do município está sendo abastecida por carros-pipa. Segundo ele, uma retroescavadeira enviada pelo Governo Federal tem ajudado a cavar poços em busca de água. “Atender o abastecimento humano é fácil, mas do gado não. O rebanho está em muitos assentamentos onde é difícil chegar água”, aponta. As perdas em Madalena chegam a 58%.

Em Choró, a chefe de gabinete da prefeitura, Robervânia Pinheiro, diz que grupo de 180 agricultores procurou os gestores municipais solicitando cestas básicas e liberação de mais carros-pipa. A solicitação de mais adutoras e poços também está entre as reivindicações dos produtores rurais. Segundo ela, 65% da produção está perdida.

Apesar do decreto dos quatro municípios, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, apenas Quixeramobim está com o pedido de solicitação de reconhecimento em análise pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

 *opovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário