campo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GOVERNO FEDERAL


GOVERNO FEDERAL MUDA AS REGRAS DA POUPANÇA; MEDIDA ATINGE 100 MILHÕES DE POUPADORES

04/05/2012
Quem depositar dinheiro na popupança a partir desta sexta-feira (04) vai acompanhar das mudanças promovidas pela presidente Dilma Rousseff. O rendimento do investimento passa a ser de 70% da taxa básica de juros, a Selic, mais a variação da Taxa Referencial (TR), que hoje é de 0,0864% ao mês.
A regra valerá sempre que a Selic estiver em 8,50% ao ano ou em patamar inferior a este. Se a taxa estiver acima disso, o rendimento permanecerá no nível atual: 0,5% ao mês mais a variação da TR. A Selic está atualmente em 9% ao ano. A poupança é o investimento mais tradicional da população brasileira, com cerca de 100 milhões de contas.
Na opinião do ministro Guido Mantega (Fazenda), a medida vai reforçar o recuo dos juros, o que pode potencializar o mercado interno e os pequenos e médios empreendedores que precisam, por exemplo, de capital de giro. "O Banco Central não teria ação eficaz e não conseguiria baixar taxas de juros, mesmo que quisesse. A economia continuaria praticando taxas mais elevadas; portanto, inviabilizaria redução da taxa de juros no Brasil”, justificou a medida provisória.
Os bancos terão até os dias 29 e 30 de maio, quando será realizada a próxima reunião do Copom, o Comitê de Políticas Monetárias, para se adaptarem à mudança. Para tanto, os bancos deverão desmembrar a poupança das pessoas em duas contas separadas e informar os saldos de cada uma delas aos correntistas.
O que muda?
O rendimento da poupança continua a ser mensal. Se você sacar antes de fechar o mês, perde os rendimentos. Especialistas revelam que o ganho dos poupadores terá pouco impacto, o que continuaria justificando a aplicação na poupança, que é o rendimento mais seguro e rentável do Brasil. Fundos de renda fixa, por exemplo, sofrem taxação bancária e são computados pelo imposto de renda.
Quem decidir abrir uma nova caderneta ou fizer novos depósitos a partir de hoje, tem definido como vai ser o rendimento da poupança de acordo com a taxa de juros. A Selic de 8,5% vai garantir um ganho de 6,2%. Caso caia para 8%, o poupador vai ter um ganho de 5,6% no ano.
E, na hipótese de juros básicos a 6%, o rendimento fica em 4,2% Hoje, a Selic está em 9% ao ano. Mas o mercado financeiro aposta em queda de 0,5% da taxa já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central nos dias 29 e 30 de maio. A menor Selic da história foi de 8,75%, e vigorou entre julho de 2009 e abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário