GOVERNO FEDERAL ANUNCIA REDUÇÃO DE IMPOSTO PARA COMPRA DE CARROS
22/05/2012
As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda visam estimular a atividade econômica, especialmente a indústria automobilística, que registrou queda nos últimos três meses, e combater os efeitos da crise econômica internacional. A renúncia fiscal, segundo ele, atingirá o teto de R$ 2,1 bilhões em três meses.
Com a mudança, o IOF para pessoas físicas cai de 2,5% para 1,5% ao ano. A cobrança do IPI para os carros com montadoras no Brasl até mil cilindradas será zero (antes era 7%), enquanto os carros entre mil e duas mil cilindradas movidos à álcool ou flex terão redução do imposto de 11% para 5,5%. Os carros movidos à gasolina até duas mil cilindradas sofrem redução do IPI de 13% para 6,5%. Veículos utilitários, como vans e caminhões, tem redução do imposto de 4% para 1%. (veja tabela)
Atividade econômica
De acordo com o Banco Central, o índice de atividade econômica brasileiro registrou leve queda, pelo terceiro mês seguido, de 0,35%. Com isso, o Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-BR, que antecipa o resultado anual do PIB, fechou o primeiro trimestre com alta de 0,15% ante o trimestre anterior.
(com infográfico do portal G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário