O Mundial Sub-20 entra em sua última semana, mas ainda há tempo para apresentar todos os 21 jogadores da Seleção Brasileira que estão na busca pelo hexacampeonato. No entanto, desta vez, o personagem é um atleta que, apesar de seguir na Nova Zelândia em pensamento e coração, retornará ao Brasil já nesta segunda-feira por motivo de lesão: Judivan.
Ele foi um leão em campo enquanto teve condições de jogo. Marcou dois gols na estreia e ajudou o Brasil a ficar com a liderança do Grupo E do Mundial Sub-20. Nas oitavas de final, quando era um dos destaques em campo no confronto com o Uruguai, Judivan sofreu uma dura entrada que lhe custou a competição. O atacante sofreu uma lesão no joelho e, em contato com seu clube, o Cruzeiro, retornará ao Brasil para seguir o tratamento.
Apesar do momento, é difícil algo tirar o sorriso deste menino, que nasceu em Sousa, interior da Paraíba, mas se mudou aos seis anos para São Carlos, em São Paulo. Foi seu professor, Lincoln, da Escolinha Salesianos, que enxergou um futuro no seu futebol. Aliás, é a ele e ao seu avô, Sebastião, que Judivan se refere de maneira clara.
- Sem eles, eu certamente não estaria onde estou.
E não é qualquer lugar onde ele está. Depois de alguns meses no Olé Brasil, clube que chegou com 14 anos, Judivan foi para o Cruzeiro e de lá não saiu mais. Está no elenco profissional desde 2014, e as boas atuações lhe renderam não apenas o apelido de "Judivan Persie" - uma referência ao atacante holandês Rudd Van Persie -, mas também sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, que veio apenas em 2015, no período de preparação para o Mundial Sub-20, na Áustria.
O estilo aguerrido e de muita força física dentro de campo, fora dele dá lugar uma pessoa que trata a todos com a mesma alegria e que contagia com sua tranquilidade. Certamente deixará saudades no grupo por conta do retorno ao Brasil, tanto que na noite deste domingo teve uma despedida digna. Quando chegou ao lanche, após uma sessão de fisioterapia, Judivan viu todos os integrantes da delegação o esperando com aplausos e uma camisa autografada.
- Infelizmente, eu terei de ir embora, mas meu coração estará com vocês até o final. De longe, vou mandar energias positivas a todo momento. Tenho confiança e sei que vocês podem ir ainda mais longe de onde já chegamos.
Nome: Judivan da Silva
Data de nascimento: 21/05/1995
Local de nascimento: Sousa, PB
Posição: Atacante
Clube atual: Cruzeiro
Clube anterior: Olé Brasil