“Na política, ninguém pode ser guloso. (...) Quer ter todos os senadores do Estado, quer tudo no Brasil? Tem que reduzir a gula”, afirmou o deputado, que é um dos principais aliados de Inácio no Estado. De acordo com Morais, o PCdoB não está “cobrando nada de ninguém”, mas apenas reivindicando que a aliança de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Cid Gomes (Pros) seja benéfica a todos os partidos da base. “Estamos querendo só o nosso espaço. Agora, se o PT acha que sozinho faz tudo, é perigoso, porque pode ter problemas lá na frente”, avisa.
O presidente estadual do PCdoB, Luís Carlos Paes, diz que, embora o partido seja aliado histórico dos petistas, não precisa estar “preso ao PT” em todas as eleições. “O PCdoB entende que ele também tem que ter participação maior na política nacional”, ressalta. Além disso, ele considera que a eleição municipal do ano passado não é um fator a ser considerado nas articulações deste ano.
Conforme mostrado ontem por O POVO, Guimarães citou o fato de PCdoB e PMDB não terem apoiado a candidatura do PT à Prefeitura e afirmou que, desse modo, as duas siglas nada podem exigir do PT este ano. “Por que Inácio e Eunício não apoiaram o candidato do PT, então? Cobrar do PT, não”, pontuou.
José Guimarães fez pouco caso das críticas de Lula Morais e disse que as declarações do deputado não merecem comentário. “Essa questão do PCdoB é tratada lá em cima, não vou perder tempo com o Lula Morais, não”, reduziu.
Sem cobranças
Sobrinho de Eunício e espécie de porta-voz local do senador, o deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB) também descarta haver qualquer tipo de cobrança. Segundo ele, a provável candidatura de Eunício ao Governo do Estado é natural, já que o senador se fortaleceu nacional e localmente nos últimos anos. Mesmo afirmando que o PMDB tem “capilaridade e força eleitoral” para qualquer cenário de disputa, o deputado classifica como “fundamental” o apoio do PT.
O POVO tentou contato com Eunício e Inácio. A assessoria do peemedebista informou que as perguntas foram encaminhadas ao senador, que passa férias nos Estados Unidos. Porém, não houve retorno até o fechamento desta página. A assessoria de Inácio disse que não foi possível localizar o senador.
Saiba mais
Também ontem, Guimarães disse que já começaram as articulações para a eleição. Segundo ele, seu papel no primeiro momento será ajudar a definir a estratégia nos estados do Nordeste, avaliando quais disputas devem ser priorizadas.
O entendimento entre PT, PMDB, PCdoB e Pros será determinante para o cenário que estará posto nas disputas pelo Senado e pelo Governo do Estado este ano.Apenas uma vaga para o Senado estará em disputa. O PT pretende indicar o candidato ao posto – o mais cotado é o próprio José Guimarães, hoje líder do PT na Câmara.
Frases
Na política, ninguém pode ser guloso. (...) Quer ter todos os senadores do Estado, quer tudo no Brasil? Tem que reduzir a gula
Lula Morais, deputado estadual pelo PCdoB
Essa questão
do PCdoB é tratada lá em cima, não vou perder tempo com o Lula Morais, não
José Guimarães, deputado federal pelo PT
O Pov
o
o
Nenhum comentário:
Postar um comentário