A manhã desta terça-feira (12) representou mais uma vez as melhorias que a escola pública do Ceará vem passando. Cada um dos 4.414 alunos do ensino médio da rede estadual que se destacaram no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2012 receberam do Governo do Estado notebooks. A entrega foi feita pelo governador Cid Gomes, no Centro de Eventos do Ceará, e assinala mais uma vez o rápido desempenho das ações que tem incentivado o avanço da educação no Estado. “Uma das principais obrigações do poder público é assegurar a todo o conjunto da população igualdade e isso só é possível de ser feito se a escola pública for eficaz. No Ceará a escola pública tem avançado muito rapidamente. Há sete anos apenas 40% das crianças de seis anos eram alfabetizadas atualmente temos 90% das nossas crianças lendo e escrevendo. Há três anos, quando implantamos a premiação do Spaece apenas 813 alunos foram premiados com um notebook, esse número foi crescendo e esse ano vamos premiar 6.318 alunos”, discursou Cid Gomes.
O Spaece 2012 identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe o prêmio quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi instituída pela Lei 14.483, de 2009, e passou por recente reformulação, em 2012, através da Lei 14.691.
O estudante Pedro Almir é prova de que com ações públicas eficazes, investimentos e incentivo a escola pública pode proporcionar um futuro promissor. O jovem concluiu em 2012, no Colégio da Polícia Militar, seus estudos e atualmente cursa Fisioterapia na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Estou muito feliz por hoje representar todos os alunos do Ceará, pois minhas notas não representam apenas o meu sucesso, mas, principalmente, o sucesso de todos e o desenvolvimento da educação pública no nosso Estado”, destacou Pedro Almir.
Segundo o governador Cid Gomes, outros exemplos e números têm demonstrado os rápidos avanços. “Segundo os dados do Ideb, em 2007 o Ceará era o 10º colocado em qualidade de educação entre os 17 estados do Norte e Nordeste. Segundo a última avaliação do Ideb, em 2011, somos o primeiro lugar do Norte e Nordeste em todos os níveis, nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio”, comemorou o Governador.
Segundo o governador Cid Gomes, outros exemplos e números têm demonstrado os rápidos avanços. “Segundo os dados do Ideb, em 2007 o Ceará era o 10º colocado em qualidade de educação entre os 17 estados do Norte e Nordeste. Segundo a última avaliação do Ideb, em 2011, somos o primeiro lugar do Norte e Nordeste em todos os níveis, nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio”, comemorou o Governador.
Na ocasião ele chamou a atenção dos alunos para o estimulo que eles podem representar aos jovens que ainda não obtiveram notas acima da média estipulada pelo Spaece. “Vocês precisam ser solidários com os seus colegas. Também é fundamental que vocês procurem se manter livres de vícios para que tenham boa saúde pois isso vai contribuir muito para a educação de vocês. Para finalizar, tenho muita esperança na capacidade de cada um dos jovens cearenses”, aconselhou Izolda Cela.
O Governador finalizou a solenidade lembrando que o mesmo esforço tem sido empreendido na melhoria do ensino superior do Estado através de ações e investimentos. “Em gestões passadas os orçamentos das universidades estaduais eram de menos de R$ 100 milhões. Devemos finalizar 2013 com esse orçamento triplicado, em cerca de R$ 302 milhões. Os professos universitários tiveram um aumento de cerca de 150 por cento. Os investimentos também são ímpar nas universidades cearenses”, destacou Cid Gomes.
O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
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