247 – O colunista do Diário do Centro do Mundo Paulo Nogueira cita semelhanças entre o PSDB e a antiga UDN. Segundo ele, a figura de Jânio pode ser representada por Joaquim Barbosa, presidente do STF, com algumas ressalvas. Leia um trecho do artigo:
Como o PSDB se tornou a nova UDN
E o PSDB virou, no ocaso de seus líderes históricos, a versão pós-moderna da UDN.
A UDN, em sua inglória, desprezível, abjeta existência, funcionou assim: perseguiu o poder e, na falta de votos, conspirou contra a democracia. Esteve por trás de dois golpes contra presidentes populares: Getúlio Vargas e João Goulart.
A UDN, como o PSDB hoje, representava o interesse do chamado 1%. Era a direita, em suma. Não a direita civilizada que você tem em países adiantados como a França e a Inglaterra, para não falar da Escandinávia, mas a direita predadora típica da América do Sul.
Como o PSDB, a UDN tinha a mídia na mão: Roberto Marinho, os Mesquitas e outros varões de Plutarco, aspas e pausa para rir.
Uma única vez a UDN chegou ao poder pelos votos. Indiretamente, na verdade. Foi em 1961, quando trouxe para seu lado, numa aliança de ocasião, um demagogo histriônico chamado Jânio Quadros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário